Postagens populares

sábado, 8 de janeiro de 2011

O que fazer quando levar um caldo?


Todo surfista,sem exceção,já levou um "caldo".E em muitos casos já até entraram em pânico por acharem que não iriam sair vivos.Isso é normal.Entretanto,se estes surfistas tivessem feito o curso de apnéia,com certeza não ficariam tão apavorados.
O curso nada mais é do que aulas,onde as pessoas além de treinarem a sua capacidade de apnéia,também trabalham o psicológico.Com isso a pessoa fica mais calma na hora do "caldo",por saber que tem maior resistência debaixo d'agua e que consegue lhe dar com a situação.

Por:Romeu Bruno.
Em 2006 tomei um caldo em Jaws, no Havaí, e precisei das técnicas do curso de apnéia – que eu havia feito pela primeira vez em 2003, também ministrado por Christian. Rodei dentro de um tubo que devia ter uns 40 pés de altura. O caldo foi muito longo. Depois de um tempo debaixo d´água, eu já estava nas últimas, entrando em contração, mas consciente de que ia agüentar ainda umas 20, 30 contrações até entrar no formigamento e depois em um processo que a gente chama de “sambar”, que é quando você vai apagar. Nesse tipo de curso, você começa a entender as fases pelas quais seu corpo está passando. E isso tranqüiliza.

Quando consegui tirar a cabeça da água para respirar, já veio uma outra onda, praticamente do mesmo tamanho que a primeira. Deu tempo de dar uma hiperventilada muito rápida antes de tomar o segundo caldo. Comecei a entrar num primeiro momento de pânico – já não estava sentindo minhas pernas por causa da pancada. Mas logo me conscientizei de que teria ar suficiente e me acalmei para sair da água. Foi 1 min submerso em cada onda, mas com aquela pancada, rodando para todos os lados, cada minuto equivale a uns três. O caldo geralmente leva de 20 a 40 s – às vezes chega a 1 min, se a onda for muito grande. No Brasil, raramente chega a 30 s. No fim do curso de Florianópolis, o aluno consegue ficar entre 1min30 e 2 min sem respirar.

Algumas dicas importantes foram passadas para resistir a um caldo. Christian nos orientou a sempre respirar pela boca, conseguindo assim inalar um volume maior de ar. Nos ensinou a melhor forma de manter o ar inspirado preso no pulmão, usando a língua para travar a respiração – isso ajuda a relaxar o peito para gastar menos energia. Disse o quanto é importante manter o corpo estático quando for engolido por uma onda – o ideal é se mexer somente quando a onda já tiver passado. E nos alertou para nunca soltar o ar enquanto durar o caldo, para que o sangue continue sendo oxigenado.
(Fonte: http://revistatrip.uol.com.br)

A apnéia é importantíssima na hora da queda,não conhecer sobre o assunto pode levar a ocorrências fatais.Por isso,nada melhor do que um curso,pois quando você levar um caldo,com certeza irá precisar dele.


Um comentário: